segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Respostas das atividades (p. 170-171)

Artigo expositivo de livro didático
Respostas - Livro: p. 170-171

Clique sobre a imagem para ela ser ampliada






domingo, 29 de setembro de 2013

Respostas das atividades (p. 144-146 e p. 164-165)

Verbo: modo imperativo
Respostas - Livro: p. 144-146

Modos verbais: resumo



         Modo indicativo

Modo subjuntivo

Modo imperativo

Indica certeza

Indica hipótese, probabilidade

Indica conselho, ordem, pedido

Ele saiu cedo de casa.

Se ele saísse cedo de casa, chegaríamos no horário

Saia cedo de casa.


Pág. 144


1.a) Professores e pais.
b) Não fique calado. Se estiver sofrendo bullying, avise alguém.
Pág. 145

1. a) Parecem monstros, são grandes e coloridos.
b) Ele quer que os sentimentos dela desapareçam, porque ficou apavorado com eles.
c) Abre e fecha. Estão relacionados à correspondência ou não do amor do garoto.
d) Expressam um pedido.

2. Reconquiste/ Aperte/  Corra / Congele
a) Ordem.
b) Instigar.

3.

Verbo

Pessoa verbal

Imperativo afirmativo

Imperativo negativo

Optar

Tu

Opta

Não optes

Você

Opte

Não opte

Vender

Tu

Vende

Não vendas

Você

Venda

Não venda

Trazer

Tu

Traze

Não tragas

Você

Traga

Não traga

Vir

Tu

Vem

Não venhas

Você

Venha

Não venha
Pág. 146

4. a) Ficarmos todos os dias sem água.
b) Sim, pois se não usarmos a água de modo adequado ela pode acabar.
c) Imagine.
d) Expressa um pedido ou conselho, convencer o leitor.

5. a) Cole / deixe / enrole / crie / saia.
b) O texto dá instruções ao leitor através de ordens, por isso o uso do modo imperativo.


Frase, Oração e Período
Respostas - Livro: p. 164-165

Pág. 164
1. A) Orientar motoristas e pedestres.
B) Motoristas e pedestres.
C) “Use o cinto de segurança”.


Pág. 165
1. A) Que ele sabia tocar piano.
B) A resposta inesperada do menino, quebrando a expectativa do leitor.
C) Composto, pois tem três orações.
D) Não, as frases “Claro, meu filho.” e “Que bom!” são nominais, ou seja, não têm verbo.

2. A) Bom, nesse contexto, significa inteligente, de bom senso.
B) “Este cachorro é bobo.’’ A mais sintética é ‘’Que cachorro!’’

3. A) “As crianças estão brincando.”, “As meninas conversam.” e “Curta o sol.”
B) “Que parque!”, “Que crianças lindas!” e “Que alegria!”.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atenção

Conteúdo da Prova de Português - 3º Bimestre

Conteúdo
Página
Verbo: modo imperativo
144-146
Frase, oração e período
164-165
Artigo expositivo de livro didático
168-171
Sujeito e predicado
174-176
Mau e mal; a gente e agente
178-179
 

domingo, 22 de setembro de 2013

Caderno de Intervenção

Atividade 3 - Ciclo Hidrológico


Atividade integrada à Feira Cultural - Cooperativas da Água

(Data de apresentação: 27/9)
  1. Clicando abaixo na palavra “iniciar”, você terá 5 (cinco) minutos para realizar a atividade sobre o ciclo da água. Peça ajuda para algum familiar (irmão, pais, tios etc.) ou mesmo para amigos.

  2. Depois de descobrir as palavras que completam o texto, você deve copiá-lo no caderno, sublinhando as quatro palavras que completaram o texto. Atenção: no caderno de intervenção é para copiar só o texto da segunda coluna, que é exatamente o texto que foi completado, que começa em “A água dos mares, dos rios...” até “...pode cair em forma de granizo ou ___________.”

  3. Em seguida, você deve fazer uma ilustração do ciclo hidrológico no seu caderno. Veja que eu postei um desenho ilustrativo abaixo. Não é necessário copiá-lo, você pode fazer de maneira diferente, a seu modo.

  4. Por último, você deve preencher a tabela denominada “Ciclo da água” (postada mais abaixo), buscando os conceitos das palavras descobertas. Por exemplo, você vai pesquisar o conceito de precipitação em alguma fonte (dicionário, livros escolares, internet) e transcrevê-lo para a tabela.
Ciclo hidrológico
5:00
Atenção: Complete o texto da segunda coluna abaixo com palavras relacionadas ao ciclo da água na natureza, conforme apresentado no texto da primeira coluna. Se precisar de ajuda, clique em "[?]" (que é uma pista), mas você será penalizado na pontuação. Quando terminar, clique em "confirmar" para ver os resultados.

Ciclo hidrológico

A água circula continuamente na natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido, líquido e gasoso.
Devido ao calor do sol a água dos oceanos, mares, rios e lagos passa lentamente para o estado gasoso, isto é, evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai diretamente nos oceanos, mares, rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos, ou lençóis freáticos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera.
Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo

A água dos mares, dos rios, dos lagos, enfim, da natureza, pela e devido à temperatura do sol passa ao estado gasoso .
Ao subir na atmosfera, este vapor, arrefece e transforma-se em pequenas gotas de água devido à .
Esta água, com certas condições atmosféricas, pode cair em forma de chuva fenômeno denominado de . Se a descida de temperatura for mais acentuada pode cair em forma de granizo ou .

Fonte: Pinho, Rosário (Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec. gov.br/handle/mec/12667)

Ciclo da água
Palavras encontradas
Conceito