quarta-feira, 29 de abril de 2015

PARALISAÇÃO DA EDUCAÇÃO - 29 E 30 DE ABRIL

Caros(as) pais e alunos(as), hoje e amanhã a categoria dos trabalhadores em educação fará mais um momento de paralisação das atividades como forma de pressionar o governo do estado a apresentar propostas que valorizem de fato as condições da categoria, como, por exemplo, o pagamento do Piso Salarial do Magistério (Lei Federal sancionada pelo STF em 2011) e a valorização da carreira: por exemplo, promoção por titulação (mestrado e doutorado) e pagamento de biênio e quinquênio (para vocês terem uma ideia, que tem mais ou menos 15 anos de estado recebe praticamente o mesmo de quem está entrando agora). Ao oferecer um salário baixo e carreira indecente, o sistema não é nem um pouco atrativo para profissionais bem qualificados que buscam valorização, por isso é comum vermos entrar e sair a toda hora uma diversidade de docentes todos os anos. 

É por essas (e várias outras) situações que a educação pública de ensino básico enfrenta há décadas um quadro de intensa precariedade, oferecendo uma educação de baixa qualidade para milhões de estudantes em todo país e perpetuando, portanto, um cenário cruel de desigualdade social que assola o Brasil desde seus tempos de colonização.

Quanto à Assembleia de hoje, reforço que ela será com indicativo de greve, ou seja, a partir de hoje a categoria pode decidir por entrar em greve por tempo indeterminado. Manterei as informações atualizadas aqui no blog.

Forte abraço a todos(as)!
Prof. Anderson Freitas
e-mail: professorandersonfreitas@gmail.com



quinta-feira, 23 de abril de 2015

AULA TRANSDISCIPLINAR EXTRACLASSE - 24/4

Prezados pais e alunos(as) dos 7º 23, 24 e 25, disponibilizo abaixo, para conhecimento de todos(as), o planejamento da aula transdisciplinar extraclasse a ser realizada amanhã (24/4).

Att.,
Prof. Anderson
e-mail: professorandersonfreitas@gmail.com

***



PLANO DE AULA TRANSDISCIPLINAR EXTRACLASSE
Disciplinas:Ciências / Língua Portuguesa/ História
Professores(a) responsáveis: Adriano, Anderson e Isabela
Série: 7º ano (Turmas 23, 24 e 25)
Tema horizontal: Vírus
Temas transversais: lexicologia (vocabulário); relações entre a Igreja Católica e a mentalidade das pessoas na época da Idade Média(como as doenças, de uma maneira geral eram tratadas); noções básicas sobre as prevenções relativas às doenças viróticas mais comuns do dia a dia dos(as) estudantes.
Tempo: 3 h/a
Data de realização: 24/4/2015
Local: CESFO (Auditório da Basílica do Pilar)
Objetivo geral:assimilar as noções gerais sobre o tema vírus, tendo em vista as perspectivas das disciplinas de Ciências, História e Língua Portuguesa.
Recursos didáticos:Datashow; computador; material impresso.
Metodologia
Após a exibição dos vídeos para os alunos, cada professor(a) vai explanar um pouco sobre uma perspectiva:
  • Professora Isabela (História) – relações entre a Igreja Católica e a mentalidade das pessoas na época da Idade Média(como as doenças, de uma maneira geral eram tratadas)
  • Professor Anderson (Português) – lexicologia (vocabulário); noções sobre termos técnico-científicos e populares;
  • Professor Adriano (Ciências) – Síntese das noções gerais sobre vírus.
Durante a explanação dos(a) professores(a), os(as) estudantes serão orientados a participar fazendo intervenções livres, inclusive trazendo dados de seu cotidiano para a discussão. Para finalizar, será aplicada uma atividade avaliativa escrita (impressa) para que os(as) estudantes possam resolver em grupo.

Material bibliográfico
-    Dicionários (Aurélio; Houaiss e outros).
-    Vídeos:
o   Doenças causadas por vírus (https://www.youtube.com/watch?v=VL6PFPn1FWI)
o   Saiba como se prevenir de viroses (https://www.youtube.com/watch?v=5U6MXBlJbWg)
o   Médicos alertam sobre as doenças causadas pelo vírus HPV - Repórter Assembleia (https://www.youtube.com/watch?v=1OSrp48fV-E)
 

sábado, 4 de abril de 2015

TESTE DE PORTUGUÊS - 07/04 (TERÇA)

ATENÇÃO - TESTE

As turmas 7º 23, 24 e 25 têm um teste previsto para a próxima terça (07/4), conforme foi anunciado em sala de aula. Os conteúdos a serem contemplados são:

- Polissemia
- Figuras de linguagem: metáfora e metonímia
- Exercícios de transformação (noção de adjetivo, locução adjetiva e oração subordinada adjetiva) 


Esses conteúdos foram vistos em sala de aula, constando no nosso livro didático, no caderno de português e nas publicações aqui no blog.

Abraço!
Prof. Anderson