sexta-feira, 29 de maio de 2015

PARALISAÇÃO CONTRA A PEC DA TERCEIRIZAÇÃO

Prezados(as) alunos(as) e comunidade escolar, hoje acontece em todo Brasil uma mobilização contra a PEC 4330, que tem como objetivo terceirizar sem limites todo serviço das empresas, precarizando as relações de trabalho dos empregados e favorecendo os empresários.

Em última assembleia da categoria dos servidores(as) em educação do Estado de Minas, definiu-se que nós servidores(as) iríamos aderir a essa mobilização/paralisação como forma de protestar e pressionar os políticos para não aprovarem essa PEC.

Abaixo segue cartaz da paralisação e alguns vídeos que ajudam a entender o que é essa PEC.







Forte abraço!
Prof. Anderson

domingo, 17 de maio de 2015

Sobre a última paralisação: acordo assinado entre governo e sindicato

Estimados(as) estudantes e comunidade escolar, na última assembleia do sindicato dos(as) servidores(as) da educação de Minas Gerais, dia 14/5, a categoria votou por aceitar a proposta atual apresentada pelo governo. Dentre as melhorias apresentadas, está a questão do pagamento do piso salarial nacional, que deve ser cumprido até 2017 (o valor atual do piso é R$1.915,00, que ainda não é pago em Minas). Mas ressalta-se que as propostas ainda devem passar pela Assembleia Legislativa para serem votadas pelos deputados (a votação deve acontecer em 16/5).

Isso tudo significa que o movimento de greve por uma educação de qualidade não deve acontecer nesse momento (nesse ano talvez). No entanto a luta não deve parar, pois ainda é notória a precariedade das condições de trabalho da grande maioria dos(as) servidores(as) do estado. Nossas escolas, em sua maioria, precisam de reformas e adaptações; o quadro de servidores(as) ainda é insuficiente para atender as demandas da escola; o salário dos servidores ainda assombram a casa dos R$1.000,00 (uns abaixo e outros um pouco acima), valor esse insuficiente para que um(a) trabalhador(a) sustente com dignidade a estrutura de uma família.

No link abaixo é possível visualizar o acordo assinado entre sindicato e governo.

http://www.sindutemg.org.br/novosite/files/15-05-15-Acordo-Assinado.pdf