quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Marcha em Solidariedade às Ocupações

Prezados(as) estudantes, pais e comunidade escolar,

Nesta quinta (10/11), faremos uma marcha em solidariedade às ocupações que estão se manifestando em defesa da educação pública brasileira, contra a reforma do ensino médio e contra a PEC 241 (agora 55). Estejam todos(as) convidados(as). Mais informações na página do evento (link abaixo).

Att.,
Anderson Freitas
Representante de Escola (EEDV)
Sind-UTE Ouro Preto e Região





O Sind-UTE realizará uma Marcha de Solidariedade às ocupações em defesa da educação e pelos direitos sociais. A concentração será em frente à E.E. Dom Pedro II-OP e terminará na E.E. Dom Silvério-Mariana. Estarão presentes educadoras e educadores de Ouro Preto e Região da Zona da Mata. Convidamos todos os movimentos sociais, centrais sindicais, estudantes da UFOP e IFMG, UMES-OP, Secundaristas, SINASEFE, ADUFOP, ASSUFOP, SINDSFOP, METABASE, DCE e todos(as) aqueles(as) que apoiam as ocupações e lutam contra os retrocessos que o governo provisório Michel Temer que impor sobre a sociedade. 

RUMO À GREVE GERAL! 
SÓ A LUTA NOS GARANTE!

#contrapec55
#contrareformadoensinomédio
#foratemer
#ocupatudo

PARALISAÇÃO 10 E 11 DE NOVEMBRO

Prezadas(os) estudantes, pais e comunidade escolar,
Como já havia anunciado, medidas do governo provisório Michel Temer vêm ameaçando nossas conquistas relativas aos acordos feitos com o Governo de Minas, dentre eles o que se refere ao pagamento integral do Piso Salarial Nacional do Magistério, previsto para meados de 2018. Dentre as medidas destaca-se o PLP 257, que prevê a negociação das dívidas dos estados com a União como uma forma de troca para cortar investimentos do serviço público. E a PEC 241 (agora 55), que prevê o congelamento dos gastos públicos com despesas primárias (educação, saúde, segurança etc.) durante um período de 20 anos.

Por conta disso, portanto, nossa mobilização está se articulando não só a nível estadual, mas também a nível federal, para tentar impedir que essas medidas sejam aprovadas agora no Senado Federal. O Sind-UTE, juntamente com diversas centrais sindicais, movimentos sociais, professores e estudantes universitários, secundaristas, dentre tantas outras representações da sociedade, estão se organizando para realizar uma mobilização conjunta rumo a uma greve geral no Brasil (a segunda e última votação da PEC no Senado está prevista para 13/12). As ocupações de escolas, universidades, IFs e demais espaços públicos e privados estão se mostrando uma estratégia potencial para chamar a atenção da sociedade frente aos ataques aos direitos adquiridos da classe trabalhadora brasileira.

Diante desse cenário, a categoria aprovou na última assembleia novo calendário de mobilização:

31/10  (segunda-feira) – Em todo o Estado, realização de assembleias com as comunidades escolares envolvendo escolas estaduais, municipais, universidades, Institutos Federais para debater  sobre os impactos da PEC 241, a reforma do ensino médio e os ataques que a educação está sofrendo.

10/11Paralisação estadual com atos em todas as regiões do estado e no maior número de municípios que conseguirmos articular.

11/11 - Dia de Greve Geral chamada pela CNTE e convocada pela CUT e demais Centrais sindicais, com ato em Belo Horizonte.

25/11 – Dia de Paralisação Geral convocada pela CUT e demais Centrais sindicais.